Iniciativa é desenvolvida pela Polícia Militar Ambiental em parceria com o CIMVI
Foram retomadas neste mês de abril as formações do PROA (Programa Protetores Ambientais). O projeto é desenvolvido pela Polícia Militar Ambiental (PMA), em parceria com o Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI) e recebe alunos dos municípios de Rodeio e Rio dos Cedros.
A primeira aula do PROA foi realizada no dia 04 de abril, no auditório Oikos, no CIMVI. Os alunos participam das aulas do projeto todas as terças-feiras pela manhã.
“Queremos repassar aos alunos conhecimentos visando à proteção e recuperação do meio ambiente, tornando-os verdadeiros multiplicadores dos conhecimentos adquiridos. Deste modo, sabemos que estamos combatendo o crime e orientando nossos jovens em busca de mais qualidade ambiental para a presente e as futuras gerações”, comenta o soldado da PMA e professor, Israel Reinaldo da Silva.
As aulas do projeto estavam suspensas desde 2020 por conta da pandemia de Covid-19. Os alunos virão ao Parque Girassol todas as terças-feiras até o mês de novembro.
“O PROA estreita os laços entre a educação ambiental do CIMVI e a formação integral do ser. Promover esta formação para os jovens, juntamente com a Polícia Militar Ambiental, gera em nós a expectativa de termos cidadãos com a consciência de que precisamos cuidar coletivamente do meio ambiente. Tudo isso, com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável da região para o futuro”, comenta Marileia Selonke, assessora de educação ambiental do CIMVI.
Sobre o Protetores Ambientais
O Programa Protetor Ambiental (PROA) nasceu na cidade de Rio do Sul, no ano de 1999. Suas atividades são voltadas para a prevenção primária das agressões humanas ao meio ambiente e a reprodução de comportamentos adequados à preservação da vida em todas as suas nuances.
O programa é desenvolvido com adolescentes de 12 a 14 anos, que são selecionados por meio de um teste. Ao todo, são nove disciplinas ministradas aos estudantes, entre elas a Gestão de Resíduos. A formação inclui aulas teóricas e atividades em campo, como viagens de estudo, blitz ecológicas, limpeza de mananciais, etc.
Ao todo, o PROA conta com 180 horas aula. Até 2021, foram mais de 6 mil alunos formados no programa.