A Energie Agentur Blumenau – EAB é uma Associação, sem fins lucrativos, que trabalha com o incentivo e o fomento na utilização de energias renováveis.
O projeto surgiu com a participação da cidade de Weingarten, na Alemanha, e está inserida no programa “50 parcerias para o clima”, por meio de uma conferência das cidades alemãs.
Um grupo de cidades alemãs entendeu que os principais atores para a promoção das mudanças são os municípios. Diante disso, o projeto foi lançado em 2011, pelo centro de serviços para os municípios em um só mundo, da Engagement Global, em cooperação com o grupo de trabalho da agenda 21, do estado Federado da Renânia do Norte-Vestfália (LAG 21 NRW). Conta com o apoio da confederação Alemã das cidades e é financiado pelo governo federal Alemão, através do Ministério Federal da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento, da Alemanha.
O município de Blumenau e a cidade de Weingarten, na Alemanha, são cidades-irmãs há cerca de 40 anos. Com intuito de aproximar ainda mais as duas cidades, em 2013, Blumenau aderiu ao projeto pioneiro no Brasil “50 parcerias para o clima”, e como fruto dessa parceria, nasceu a ideia da implantação da agência de incentivo ao uso de energia renovável, especificamente a fotovoltaica, aproveitando o potencial de insolação em nosso país.
Para proporcionar uma maior abrangência intermunicipal, e seguindo a proposta das parcerias municipais, em setembro de 2020, Blumenau e o CIMVI assinaram o termo de convênio, com o objetivo de propagar o desenvolvimento sustentável na região.
O Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí – CIMVI, inserido na região da Bacia Hidrográfica do Itajaí, localiza-se em uma arena de interlocução e planejamento territorial dos municípios que o compõe, envolvendo três associações de municípios, como a AMVE, AMFRI e AMVALI. Isto reforça ainda mais a importância das parcerias municipais para o desenvolvimento de projetos que sejam ambientalmente corretos, socialmente justos e economicamente viáveis. Atualmente, a Energie Agentur Blumenau está instalada no CIMVI.
Disseminar a cultura da utilização de energias renováveis por meio de palestras, materiais de educação ambiental, mostrando os benefícios de se utilizar essa matriz.
Facilitar o acesso aos números reais de geração de energia solar em nossa região, através de projetos-pilotos que sejam auditáveis e sem interesses comerciais.
Realizar encontros com grupos escolares, empresários e comunidade em geral, a fim de discutir e tirar dúvidas sobre o tema.
Proporcionar experiências, por meio de atividades práticas em um laboratório interativo, oportunizando aos visitantes a materialização de como as várias fases de geração de energia solar acontecem.
Fomentar, através de parcerias nacionais e internacionais, o acesso ao credito para implantação de equipamentos de geração de energia fotovoltaica pela iniciativa privada.
Auxiliar as prefeituras na busca de recursos e projetos que visem a implantação de sistemas de energia fotovoltaica em prédios públicos.
Fortalecer parcerias municipais entre a Alemanha e o Sul Global, através do projeto “50 Parcerias Municipais para o Clima” nas áreas da mitigação e adaptação às mudanças climáticas, ou seja, na promoção de parcerias municipais para o clima.
Realizar nossas atividades em sinergia com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e o estatuto da EAB, alinhados aos Objetivos da LAG 21 NRW e as Políticas Ambientais Brasileiras.
O Projeto Protetor Ambiental – PROA é uma parceria feita entre o CIMVI e a Polícia Militar Ambiental de Santa Catarina, cedendo o espaço físico para execução do projeto, quando em encontros semanais, os participantes, provenientes de escolas dos municípios consorciados, recebem capacitação específica para se tornar um futuro protetor ambiental.
O objetivo geral dessa parceria é proporcionar condições de aprendizado aos protetores ambientais, por meio de atividades teóricas e práticas voltadas à preservação do meio ambiente e integração social. Já como objetivos específicos, o projeto visa capacitar os Protetores Ambientais para atuarem como multiplicadores e defensores do meio ambiente; fortalecer o espírito de união e reciprocidade entre os integrantes do projeto, patrocinadores, colaboradores e a Polícia Militar / Polícia Militar Ambiental; e contribuir para a complementação da educação que recebem de seus pais ou responsáveis, ampliando e aprimorando o desenvolvimento intelectual, social e a cognição no que tange ao meio ambiente.
Seu público-alvo são os Protetores Ambientais, destinatários diretos das ações desenvolvidas pelo projeto, cujo objetivo é resgatar a cidadania em prol da melhoria da qualidade ambiental e de vida, fortalecendo laços entre a Polícia Militar Ambiental e a comunidade em geral. De forma indireta, toda a comunidade é alvo do projeto, na medida em que os alunos formados têm por missão serem multiplicadores dos conhecimentos adquiridos.
O ponto forte do projeto é a capacitação dos Protetores Ambientais, fornecendo informação e formação, a nível básico, na atividade de preservação e defesa do meio ambiente. Ela acontece por meio de aulas teóricas e práticas, com duração mínima de 180 horas, uma vez por semana, sempre no contraturno escolar. O corpo docente será composto por policiais militares ambientais ou profissionais que atuam na área de educação ambiental, voltados às problemáticas ambientais existentes.
Segunda a sexta-feira 08:00 as 12:00 – 13:00 as 17:00
Escolha um de nossos suportes online