Vale Reciclar

vale reciclar

Materiais Recicláveis

– Papel: jornais, revistas, folhas de cadernos, caixas de papelão em geral, fotocópias e envelopes;


– Plástico: sacos, embalagens de produtos de limpeza, garrafas plásticas de refrigerante, suco e óleo, potes de maionese e outros alimentícios, canos e plásticos em geral;


– Metal: tampinha de garrafas, latas de óleo, leite em pó, milho/ervilha/extrato de tomate e conservas, latas de refrigerante, cerveja e suco, alumínio, e embalagens metálicas de congelados.


– Vidros: garrafas, copos e recipientes em geral.

Qual o caminho do resíduo?

O resíduo é coletado nas casas pelo serviço público em dias alternados para coleta seletiva e convencional, conforme calendário da Prefeitura.

O caminhão da coleta seletiva, após recolher as embalagens amarelas, descarrega o material no transbordo ou segue direto para a Central de Valorização de Resíduos (CVR) no Parque Girassol. Esse material é separado por tipologia e destinado à indústria para o processo de reciclagem.

O caminhão da coleta convencional, após recolher as embalagens, descarrega o material no transbordo ou segue direto para o Aterro Sanitário no Parque Girassol. O Aterro Sanitário segue todas as normas técnicas e legais, sendo uma destinação final ambientalmente adequada.

DÚVIDAS FREQUENTES

Deixe esfriar o óleo, armazene em garrafa plástica e, quando estiver cheia, feche bem. Você pode levar esse material ao Ecoponto, colocar na embalagem amarela para a coleta seletiva ou procurar mais informações na Secretaria de Meio Ambiente e Educação do seu município.

Cacos de vidros devem ser descartados de modo que assegure a saúde física dos profissionais envolvidos no processo de coleta. Para isso, basta colocar os cacos dentro de garrafas PET, caixas de leite, caixas de papelão ou similares, preferencialmente lacrando e identificando que é vidro quebrado.


Vidros inteiros também devem ter um cuidado específico, pois possuem valor agregado ao sistema de reciclagem. Devem ser acondicionados de forma que evite a sua quebra.

Os resíduos orgânicos podem ser reciclados através do processo de compostagem, que promove a decomposição natural do material, transformando-o em adubo orgânico e devolvendo-o ao ciclo natural do alimento. Em áreas rurais, este resíduo também pode ser aproveitado para a alimentação dos animais.

Os serviços de coleta e triagem do material são feitos por pessoas. Quando tiver alguma dúvida sobre como encaminhar algum resíduo, basta exercer a empatia: se coloque no lugar das pessoas que recebem o seu resíduo.

Segundo a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei n° 12.305/2010), a responsabilidade pelo resíduo é compartilhada. Isso significa que fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes e consumidores são responsáveis pela destinação correta dos resíduos.

Veja também nossos vídeos

Reproduzir vídeo
Reproduzir vídeo
Reproduzir vídeo
Reproduzir vídeo
Reproduzir vídeo
Fique por dentro das últimas novidades!

Nossas Notícias

Precisando de uma ajuda?
1