Deixe esfriar o óleo, armazene em garrafa plástica e quando estiver cheia feche bem. Você pode levar esse material ao Ecoponto, ou colocar na coleta seletiva ou procure mais informações na Secretaria de Meio Ambiente e Educação do seu município.
Cacos de vidros devem ser descartados dentro de garrafas PET, caixas de leite, caixas de papelão bem fechados para assegurar a saúde física dos profissionais envolvidos no processo de coleta, preferencialmente identificando que é vidro quebrado.
Vidros inteiros também devem ter um cuidado específico, pois os mesmos possuem valor agregado ao sistema de reciclagem. Devem ser acondicionados de forma que evite a sua quebra, como em caixas de papelão, embrulhados e identificados.
Os resíduos orgânicos podem ser reciclados através do processo de compostagem, que promove a decomposição natural do resíduo, transformando-o em adubo orgânico e voltando ao ciclo natural do alimento. Em áreas rurais este resíduo também pode ser aproveitado para a alimentação dos animais.
O sérvio de coleta, assim como a triagem do material é feita de forma manual, ou seja, por pessoas. Quando tiver alguma dúvida de como encaminhar algum material basta neste momento exercer a empatia se colocando no lugar dessas pessoas que recebem o seu resíduo.
Segundo a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei n° 12.305/2010) a responsabilidade pelo resíduo é compartilhada, ou seja, fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes e consumidores são responsáveis pela destinação correta dos resíduos.